Não sabemos o que virá, mas continuaremos a construir-nos juntos!

Academia Génios & Traquinas / Covid-19

Quando a Academia Génios & Traquinas nasceu, há 13 anos, 3 pilares sustentavam a nossa crença de que era possível promover o sucesso escolar de cada criança ou jovem através de um apoio personalizado às suas necessidades e características, associando o afeto, a educação e o conhecimento.

Esses três pilares ligados entre si eram a Escola, a Academia e a Família.

Chegados a 2020, já com outro saber que nos enchia a cabeça de novas ideias para tentar implementar, continuávamos a defender os mesmos ideais da nossa fundação.

No entanto, quis 2020 trazer-nos um vírus para nos puxar, a todos, o tapete. De repente – e mesmo de repente – o nosso mundo, tal como o vivíamos, mudou. Passámos de um contacto diário, presencial, onde o sorriso, a conversa, o ralhete, o afago eram realidade para um contacto diário, mas fisicamente distante, através de diferentes meios de comunicação.

De uma semana para a outra mudámos as nossas rotinas: deixámos o nosso espaço comum, e a partir das nossas casas, passámos a estar juntos por telefone, WhatsApp e videochamada. Continuámos a tentar personalizar na medida do que temos disponível para nos adaptarmos às características e necessidades de cada um, dentro do que é uma nova realidade para todos. Continuámos a dizer "bom dia!" com sorrisos, a conversar e a "dizer" os afetos... com muita vontade de, em breve, trocarmos um abraço traquinas! Mas por enquanto, não podemos sair e não podemos trocá-lo e, ainda assim, nem tudo é negativo!

De uma semana para a outra, os nossos Professores mostraram que o importante são os nossos Génios (que, felizmente também são Traquinas) e reinventaram formas de comunicar, estar e até, mantendo o foco nas matérias, tornar o ambiente virtual mais acolhedor.

De uma semana para a outra, os nossos Génios (e são mesmo Génios de pessoas!) adaptaram-se a uma série de procedimentos novos; a encontrar outras estratégias para focar a atenção; a comunicar e estruturar os tempos obedecendo a outras regras...

De uma semana para a outra, as nossas Famílias geniais reorganizaram as suas rotinas para nos focarmos todos no mesmo, no essencial: ficarmos bem e mantermos, dentro de uma vida mais "aprisionada", algumas interações que nos transmitem a segurança de outrora... E esta reorganização passou também, em resposta ao nosso objetivo comum, por nos "convidarem a entrar" todos os dias em suas casas!

Dentro de uma tempestade, há sempre que encontrar o ponto positivo. E nós já o encontrámos! Continuamos juntos. Mantemos o sorriso (mesmo quando à beira de um ataque de nervos). Partilhamos. Damos corpo e nome à gata, ao hamster, ao cão, ao periquito... Interagimos com a irmã ou o irmão. Percebemos que todos somos feitos de receios, de momentos tranquilos e stressantes. Que todos somos pessoas que não estavam preparadas para esta realidade, mas que estamos a vivê-la o melhor que sabemos.

E, de olhos postos no futuro, é o momento de nos reinventarmos juntos. Num processo gradual, em que temos muito ainda que aprender e fazer melhor, mas que em simultâneo, passa por não deixar de acompanhar os nossos Génios Traquinas nos seus estudos, na construção do seu Ser Pessoa e nos seus momentos de lazer, quando se descobrem verdadeiros ginastas, dançarinos, chefs, cientistas...

Para cada um deles, para cada família que permanece connosco (e para outras que se nos queiram juntar), estaremos sempre na Academia...ou melhor, a Academia estará sempre convosco!

Não sabemos ainda o que virá, mas continuaremos a construir-nos juntos!

Hoje, conhecemos verdadeiramente o sentido dos nossos pilares.


Equipa Génios & Traquinas