O que é a adolescência? Do que se recordam os adultos sobre a adolescência? Como encarar a vida na adolescência? Como lidar com a descoberta intensa do mundo? Como abordar questões essenciais do desenvolvimento humano: família, amigos, amores, escola, relação com o corpo, gestão de conflitos, expetativas, desilusões, decisões, tecnologia e lazer? Os adultos que pretendem apoiar, compreender e ajudar crianças e adolescentes deparam-se com situações e momentos desafiantes.

Este artigo aborda o tema da infância e da adolescência, direcionado para mães, pais, educadores(as), técnicos(as) de saúde e adultos, em geral, com o objetivo de promover a reflexão dos adultos sobre este tema. A preocupação com a saúde mental tem aumentado significativamente, a par de acontecimentos de sucessivas crises em todo o mundo. A vida quotidiana sofreu alterações nos últimos tempos. Quando o desenvolvimento dos processos psicológicos e comportamentais é afetado, o desenvolvimento de competências de autorregulação das crianças e jovens poderá ficar comprometido, competências essas que, permitem ao ser humano lidar com a diversidade de acontecimentos no presente e no futuro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde mental de crianças e jovens é uma área prioritária, revelando que, a nível mundial, cerca de 20% de crianças e adolescentes sofrem de problemas comportamentais, desenvolvimentais ou emocionais, considerando que um em cada oito apresenta uma perturbação mental (OMS, 2018). Nos últimos 20 a 30 anos verificou-se um aumento das perturbações mentais entre crianças e adolescentes. A maior parte das doenças mentais têm início antes dos 24 anos de idade (OMS, 2021).

A adolescência caracteriza-se por um período em que existem mudanças significativas ao nível físico, cognitivo, emocional e social Landry et al., (2009). Há uma nova procura de identidade no desenvolvimento da identidade individual, na sociedade e é por isso essencial que durante este período sejam adquiridas competências (emocionais, sociais…) para que sejam adotados comportamentos adequados e saudáveis. Os problemas de saúde mental na infância e na adolescência representam um dos principais indicadores de problemas na idade adulta.

O estudo do funcionamento psicológico é crucial na compreensão de fenómenos sociais, interpessoais e individuais. A Psicologia otimiza o funcionamento humano (recursos internos e recursos externos) e capacita crianças, adolescentes e adultos para lidar com adversidades em diferentes contextos de vida. A investigação demonstra que a intervenção precoce potencia o desenvolvimento favorável, nos casos de doença mental em crianças e jovens que vivenciaram experiências potencialmente traumáticas.

Nos últimos anos tem-se verificado o aumento de literacia em saúde mental. No entanto, considera-se que é necessária uma maior capacitação da população em geral na procura de informação sobre saúde mental, na identificação de fatores de risco e fatores de proteção e na procura de ajuda profissional. É fundamental que as crianças e adolescentes possam manter ou alcançar uma boa saúde mental, um funcionamento psicológico e social saudável, fundamentais no desenvolvimento humano, que potenciam a aquisição de competências.

No próximo artigo de Psicologia serão abordadas estratégias para lidar com adolescentes em diversas situações. E porque acreditamos diariamente que todos nós podemos apoiar, compreender e ajudar da melhor forma as crianças, adolescentes e famílias convidamos jovens e adultos para um novo desafio. Os Génios e Traquinas, em parceria com a psicóloga Joana Pardal Simões, propõem que enviem temas, questões, reflexões que gostariam de ver abordadas nos próximos artigos da área da saúde mental para joana.simoes.psicologia@gmail.com.

Referências

Fonte, C. & Caridade, S. (2022). Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes. Pactor Edições.

Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2021). Escola Saudavelmente – Contextos e Desafios.
https://escolasaudavelmente.pt/psicologosescolares/prevencao-e-promocao-da-saude-psicologica-e-sucessoeducativo/contexto-e-desafios

Organização Mundial de Saúde (OMS). (2021). Comprehensive Menthal Health Action Plan 2013-2030.
https://www.who.int/publications/i/item/9789240031029

Organização Mundial de Saúde (OMS). (2018). Adolescent mental health in the European Region. WHO Regional Office for Europe: Factsheet for Worl Mental Health Day 2018.
https://www.euro.who.int/_data/assets/pdf_file/005/383891/adolescent-mh-fseng.pdf

Joana Pardal Simões - Psicóloga