Anos Comuns e Anos Bissextos… Porquê?!

Para quem celebra o aniversário a 29 de fevereiro, este ano está de parabéns! De quatro em quatro anos, o ano civil cresce um dia e, ao invés dos 365 comuns, tem 366 e passa a chamar-se bissexto.

A razão científica deste fenómeno está relacionada com o facto do movimento de translação da Terra (rotação completa em torno do Sol) demorar 365,2422 dias solares o que revela uma pequena discrepância relativamente ao ano comum convencional, com 365 dias. Fazendo a devida correção, por somatório, acresce um dia completo ao ano comum, de 4 em 4 anos. Percetível?!

É que sobre este assunto, é mais fácil se ouvirmos os verdadeiros Génios…

Cada ano tem 365 dias e 4 horas; 6×4 é 24 (24 horas é um dia) então se não houvesse anos bissextos perdíamos um dia de 4 em 4 anos.

Então, o ano bissexto tem 366 dias e acontece de quatro em quatro anos e o ano comum tem 365.

Em fevereiro, no ano bissexto tem 29 dias, no ano comum são 28 dias.

O ano comum e o ano bissexto são diferentes, pois o ano bissexto tem mais um dia que o ano comum. O ano comum tem 365 e o ano bissexto tem 366 dias. Daí serem diferentes.

São anos diferentes pois o mês de fevereiro tem 28 ou 29 dias e os anos variam por causa do número de dias deste mês. Se for ano comum, o mês de fevereiro tem 28 dias, se for ano bissexto o mês de fevereiro tem 29 dias.

O ano comum e o ano bissexto são diferentes pois o ano bissexto tem mais um dia em fevereiro.

Conhecedores da matéria, também nos explicaram o que acontece a quem nasceu a dia 29 de fevereiro. Será um fenómeno com impacto? E se fossem os “nossos” Traquinas? Só festejariam de 4 em 4 anos? Demoravam mais tempo a crescer?!

Não, comemorava todos os anos, no dia 1 de março (…) porque apesar de não existir esse dia [29], comemorava na mesma, mas num dia diferente.

Festejava na mesma, mas no dia 1 de março. Se o meu aniversário fosse dia 29 de fevereiro ia ser estranho, muito injusto até porque os outros iam comemorar todos os anos e eu não.

Comemorava no dia 28 de fevereiro ou no dia 1 de março porque se fazia anos no dia 29 de fevereiro tinha de comemorar nesse mês.

Comemorava em fevereiro, no dia 28 pois acho que faz mais sentido para mim. Não acho importante termos mais um dia de 4 em 4 anos porque assim não tinha a idade que tenho e não recebia presentes.

Claro que não, pois não faz sentido nenhum [fazer aniversário de 4 em 4 anos]! Ia ser fixe pois faria anos no mesmo mês que a minha tia.

Não, porque não faz sentido. Não sei! Seria estranho.

Não. Eu faço anos no mês de fevereiro por isso é me igual.

Mais esclarecidos agora, temos certo que hoje é dia 29 de fevereiro de 2020, ano bissexto. Temos mais um dia para aproveitar, independentemente de celebrarmos algo, vamos fazê-lo (também) valer a pena!!

 

Susana Alberto e Génios Faustino
Sofia
Carolina
Margarida
Daniel
Alessandro e Daniel