A Internet encontra-se disponível para cada vez mais pessoas, incluindo os jovens. Embora seja, principalmente, utilizada como uma fonte de entretenimento e possa ser perigosa se não for manuseada com o devido cuidado e atenção, também é um recurso que trouxe muitas vantagens em várias áreas, sendo uma delas o ensino. Utilizando a pandemia como um exemplo, esta obrigou a uma revolução na forma de ensinar e foi a Internet que a permitiu. As aulas passaram a ser lecionadas por via online e os professores tiveram de adaptar as suas lições utilizando os recursos disponíveis.

Hoje em dia, mesmo voltando ao modo presencial, muitos professores utilizam várias ferramentas que se encontram na Internet para tornar as suas aulas mais dinâmicas. Da mesma maneira, os alunos podem utilizá-la para estudar, realizar trabalhos e desenvolver capacidades:

• Existem ferramentas grátis para construir as apresentações da escola de forma original além do conhecido PowerPoint, como o Prezi, o Canva ou o Genially, o que estimula a criatividade;

• Há websites, como o Kahoot e o Quizziz, onde os estudantes podem estudar de uma maneira mais interativa, através de quizzes;

• No Youtube, Spotify, ou até mesmo nas redes sociais podem ser encontrados vídeos e podcasts com recursos de estudo ou tutorials para a construção dos trabalhos;

É dos melhores recursos para pesquisar e recolher informação. No entanto, esta recolha não deverá ser feita em apenas um website, mas sim recorrendo a várias fontes para comparar os seus conteúdos. Além disso, não se deve fazer um simples “copy-paste”: a informação terá de ser analisada, organizada e reescrita pelo estudante. Este processo desenvolve capacidades como o espírito crítico, a interpretação e a redação de textos.

Nunca esquecer que quando utilizamos informações ou imagens de algum website num trabalho, devemos sempre incluir na webgrafia de onde as retirámos!

Rúben Gaspar
Professor na Génios & Traquinas