Mudanças são momentos que trazem algum desconforto e ansiedade a todos nós. Portanto, é de esperar que as mudanças de ciclo escolar, com todos os seus novos desafios e dificuldades, sejam etapas mais difíceis para os nossos Traquinas, principalmente para os mais pequenos.

O salto do quarto para o quinto ano é quase como a entrada para um mundo totalmente novo. Um mundo desconhecido e intimidante. Um horário mais preenchido, com novas disciplinas. Uma nova turma, com amizades a ser construídas. Os alunos, que durante os primeiros anos foram acompanhados pelo mesmo professor nas disciplinas principais, com quem criaram uma ligação de familiaridade e boas memórias, passam a ter um professor, que não conhecem, para cada disciplina.

Muitas das vezes, a mudança de ciclo também envolve uma mudança de escola, para um novo espaço, com alunos mais velhos, onde têm de procurar as diferentes dez salas onde terão aulas ao longo do ano letivo (pois já não têm aulas numa única sala), procura essa que frequentemente tem de ser feita durante o curto espaço de tempo da troca de aula.

Para os pais, também há novos desafios e inquietações. Será que se está a adaptar e a fazer amigos? Os professores serão simpáticos e explicarão bem a matéria? Será que se lembrou de marcar os almoços para a semana? É seguro deixá-lo vir para casa sozinho?
Alunos e pais notam que o grau de exigência é mais elevado. Há mais trabalhos de casa e mais momentos de avaliação. As matérias abordadas tornam-se cada vez mais complexas e o estudo tem de passar a ser frequente e bem estruturado. É normal existirem dificuldades enquanto o aluno se adapta ao novo ritmo, e os primeiros resultados poderão ser mais baixos do que o esperado, mas é possível recuperar e subir as classificações.

No entanto, não é necessário que a criança passe por esta etapa sozinha. Existem várias formas de ajudar, tanto em casa, como na escola, como fora destas. Existem várias entidades, como centros de estudo ou centros de explicações, que ajudam as crianças a passar por estas adaptações sem que os níveis de ansiedade se tornem demasiado elevados.

Na Génios & Traquinas damos especial atenção aos nossos alunos para que se sintam em casa e consigam adaptar-se a estas novas realidades com maior conforto. Sabemos que é por esta altura que as maiores dificuldades se começam a sentir e, por isso, decidimos abrir novas vagas, com especial incidência para os alunos que deram entrada no 5º ano.

Rúben Gaspar
Professor na Génios & Traquinas