1 de Junho – Dia Mundial da CriançaHoje é o teu dia! Sabes que todos os dias são teus, ou deveriam ser…

Hoje é o teu dia. Não sei onde estás… imagino-te numa “escola” de Afetos, rodeada de olhos sorridentes, já que as máscaras fazem agora parte do teu quotidiano. Imagino-te a brincar com os teus amigos, de quem tinhas tantas saudades! E eles de ti!

Hoje é o teu dia. Talvez não tenhas ido ainda à “escola”. Imagino-te cheia de saúde e energia, no quentinho da tua Família, aquela que te protege, te mima, e para quem corres em busca da acalmia do teu coração em tempos mais conturbados.

Hoje é o teu dia. Também é o teu dia; especialmente o teu dia. Tu, que não podes ir à escola porque ela ficou longe, lá perto da tua casa cercada dos destroços de guerras idiotas… Tu, que (ainda) não tens uma Família que te protege ou que te acolha o coração pois nem ela sabe bem o que isso significa. Tu, que esperas acordar melhor amanhã, pois ainda nem tiveste tempo de compreender porque te sentes tão mal… Tu, que ainda assim sorris, este é, sem dúvida, o teu dia!

Porque hoje é o Dia Mundial da Criança. Dizem. De TODAS as crianças. Dia de lembrar e fazer cumprir os teus direitos (e os teus deveres). Dia de nós, adultos, pensarmos em todas vós: nas que fomos (e somos interiormente); nas que temos connosco; nas que nos rodeiam; nas que estão longe da vista e do coração (mas que existem). E agirmos em consciência, com “pequenos grandes” passos, olhando e escutando-vos com o coração.

As crianças têm Direitos e têm Direito a Ser Crianças! E hoje, tal como nos outros dias, que sejam dias de sorrisos afetuosos e brincadeiras felizes! Isso depende tanto de nós, adultos. Se cada um fizer um pequeno gesto, a soma de muitos pequenos gestos, consegue mudar o Mundo… e um dia – vão ver – só teremos Dias Mundiais das Crianças, todos os dias!

Susana Alberto - Consultora Pedagógica